Nossa Cidade
Desburocratização profissionais da Seplurb conhecem nova tecnologia
As ações do Programa de Desburocratização da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplurb) continuam proporcionando o conhecimento de novas tecnologias aos profissionais da pasta. Na última quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a Plataforma Metropolis foi apresentada aos técnicos da área.
Desenvolvida a partir da tecnologia BIM (Building Information Modeling) para atender a prefeitura de Salvador, a Plataforma Metropolis tem como principal objetivo promover a melhoria da gestão do licenciamento de construções para desburocratização administrativa e agilidade da prestação de serviços com foco em resultados.
Para o secretário da Seplurb, Renato Mesquita, que tem estimulado o envolvimento dos servidores nesse processo de desburocratização, a finalidade do programa é trazer melhorias no trâmite dos processos de aprovação de projetos da Prefeitura de Campinas.
“Nossa meta é reduzir o tempo entre a entrada do processo até a sua análise e liberação. Com isso, vamos qualificar nossas análises e aprovações e atrair investimentos para o setor imobiliário do município”, colocou.
Ao apresentar a plataforma, o representante da empresa Torch Engenharia e Computação Gráfica, Ricardo Torreão, explicou que para projetos de maior complexidade, desenvolvidos em BIM e submetidos para análise, seus prazos de emissão de alvará de construção serão reduzidos consideravelmente, uma vez que a plataforma gerencia de ponta a ponta todo o fluxo do processo.
“A plataforma Metropolis também possibilita ao responsável técnico identificar todas as pendências relacionadas à legislação em vigor antes de submeter o projeto para análise. O projetista poderá então realizar os ajustes necessários e enviá-lo para aprovação já em conformidade com as exigências legais”, explicou o representante da empresa.